top of page

PSICOLOGIA

psicologia-forense-psicologia-juridica.jpg

A avaliação psicológica é uma modalidade de avaliação, de natureza dinâmica e valor científico, sendo um processo orientado por demanda específica e respeitando sua complexidade, preservando o embasamento e comprometimento ético no uso de sua competência teórico-técnica e sigilo das informações.

O laudo deve conter narrativa detalhada e didática, com clareza, precisão e harmonia, tornando-se acessível e compreensível aos leigos: juízes e advogados.

O trabalho pericial contempla a coleta de documentos (de outros profissionais da área da saúde, escola, da empresa, etc), através da anamnese, observação, entrevistas psicológicas, testes psicológicos (aprovados para uso profissional), visitas domiciliares e institucionais, utilização de recursos lúdicos, exames, e outros instrumentos, métodos e técnicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia.

Áreas de atuação no âmbito dos processos judiciais:

  • Área do Direito da Família (especialmente nos processos relativos ao direito de família, das crianças e adolescentes).

  • Área do Direito Trabalhista (na investigação do nexo de causalidade entre a atividade de trabalho e a possibilidade de comprometimento ou dano psicológico em relação ao trabalhador).

  • Área da saúde e psicossomática (em relação às cirurgias que necessitam de parecer psicológico para sua realização).

  • Área de Avaliação de Danos Psíquicos para fins de ressarcimento.

© 2024 - 4n6 Análises Forenses e Perícias Judiciais. Todos os direitos reservados.

 
bottom of page