DOCUMENTOSCOPIA
E GRAFOTECNIA

DOCUMENTOSCOPIA
Consiste em atestar se um documento é autêntico ou não. A análise é feita comparando o documento questionado (aquele enviado a exame, de autenticidade duvidosa) com um documento que se sabe ser autêntico. A perícia documentoscópica estuda a possibilidade de acréscimos, supressões, alterações, rasuras, implantes de assinaturas, reaproveitamento de páginas e/ou de assinaturas, raspagem, lavagem química, edição digital em um documento. Esta é uma etapa inicial e fundamental a ser seguida pelo analista, pois uma assinatura pode até ser autêntica, porém, aposta em um documento falsificado.

GRAFOTECNIA
É a parte da Documentoscopia que atesta se um grafismo (assinatura, texto ou numeral) é autêntico da pessoa a que se atribui, ou falso. No caso de uma assinatura ser constatada falsa, poderá ser feito o exame de Autoria Gráfica para estudar quem foi o seu Autor.
Os principais componentes deste estudo são os padrões de confronto (assinaturas que sabemos ser autênticas) e assinatura questionada (de autenticidade duvidosa.
O Método utilizado nos estudos desta ciência é o grafocinetismo, que é o estudo do movimento da escrita.
Na área de grafotecnia, temos, portanto, dois exames possíveis:
-
Verificação de autenticidade: A análise é feita através de comparação entre assinaturas indubitavelmente autênticas com as assinaturas questionadas (de autenticidade duvidosa);
-
Verificação de autoria: Pode ser realizado sobre assinaturas ou textos. No caso da assinatura, o exame poderá ser iniciado depois de comprovada a falsidade daquela assinatura. No caso dos textos ou numerais, como na maioria das vezes não há a identificação do escrevente, o exame inicial já é de Autoria, para estudar quem foi a pessoa que elaborou aqueles escritos. Em ambos os casos, a análise consiste na comparação dos grafismos (assinaturas, textos, numerais) cuja autoria é desconhecida com grafismos de pessoas suspeitas de terem assinado/escrito.

Quando encontramos elementos convergentes entre os padrões de confronto e a assinatura questionada, estamos diante de um resultado que permite afirmar que a assinatura questionada é autêntica.
